Objetivos
- Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir textos.
- Saber reconhecer, organizar e utilizar nas produções os recursos linguísticos presentes nos textos.
CONTEÚDO: Vocabulário, Coesão textual.
CONTEÚDO ESPECÍFICO: Compreender alguns mecanismos de coesão textual., desenvolver habilidades e estratégias de leitura
ENCAMINHAMENTO: Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre tipos de bola utilizados em alguns esportes e motivá-los para o tema.
DIALOGANDO:
1) Dos esportes que você conhece, em quais deles a bola é utilizada?
2) Todos os esportes que você citou utilizam o mesmo tipo de bola?
3) Comente a diferença de tamanho, material, peso e modelo das bolas utilizadas nos diferentes esportes que você conhece.
4) Você sabia que a bola de futebol era bem diferente tempos atrás?
LENDO:
Com os colegas, leia o seguinte poema, do escritor Ricardo Silvestrin:
A INVENÇÃO DO FUTEBOL
Antes, muito antes
do futebol,
inventaram a bola.
Podia ser
uma cebola
ou qualquer
coisa que rola.
A diversão era passar a bola
de mão em mão.
Mas sempre tinha
um mão-furada,
quer era motivo
de gozação.
Até que um dia
o mão furada
dos mãos furadas
bolou de devolver
a bola com o pé.
Foi uma surpresa,
uma sensação,
a invenção do primeiro boleiro.
Mais tarde,
os que não abriram mão
de jogar com a mão
viraram goleiros.
SILVESTRIN, Ricardo. É tudo invenção. São Paulo: Ática, 2003.
ESTUDANDO O TEXTO
1) De acordo com o texto, responda:
a) O que foi inventado antes do futebol?
b) Qual era a diversão antes da invenção do futebol?
c) Quem teve a ideia de devolver a bola com o pé?
d) Quem virou goleiro?
2) Em seu caderno, copie o poema, faça o que se pede.
a) localize as seguintes expressões:
- o mão-furada dos mãos-furadas;
- os que não abriram mão de jogar com a mãos;
- de mão em mão;
- um mão-furada.
b) Com as cores indicadas na legenda, circule essas expressões de acordo com o sentido utilizado no texto:
VERMELHO - Quando a bola passa das mãos de uma pessoa para as mãos de outra pessoa e assim por diante.
AZUL - Quando uma pessoa deixa a bola cair.
VERDE - A pessoa que mais deixa a bola cair.
AMARELO - As pessoas que não deixaram de jogar com as mãos.
AVALIAÇÃO – Observe a participação de cada aluno com base nos seguintes aspectos: faz comentários sobre o texto que leu? Percebe o que torna os textos claros ou bem escritos? Utiliza recursos que auxiliam na escrita? Identifica textos e autores que possam ajudá-lo numa questão específica? Compreendeu as expressões utilizadas no texto?
Nenhum comentário:
Postar um comentário