Objetivos
- Entender conceitos básicos de Astronomia, como rotação e translação.
- Identificar todos os planetas do sistema solar e o satélite da Terra (a Lua).
Conteúdos
- Componentes do sistema solar.
- Movimentos (translação e rotação) de alguns astros do sistema solar.
Para introduzir o assunto, iniciar a aula perguntando aos alunos o que eles conhecem sobre o sistema solar. À medida que eles forem se manifestando, anote no quadro-negro palavras-chave que serão retomadas mais à frente. Conhecimentos trazidos pela turma podem conter erros ou imprecisões. Com frequência, o senso comum predomina no campo da astronomia. Não deixe de anotar também esses saberes para desmistificá-los e revê-los ao longo da atividade.
Nosso Planeta no Sistema Solar
O planeta Terra, onde vivemos, é um dos planetas que giram ao redor do Sol.
A forma arredondada do nosso planeta lembra uma esfera, mas apresenta um leve achatamento nos pólos.
A Terra tem um eixo imaginário ao redor do qual ela gira, como se fosse um pião. Por isso, os globos usados para representar a Terra são montados sobre um tipo de suporte, que os mantém inclinados.
Devido à forma do nosso planeta, os raios atingem a superfície terrestre com intensidades diferentes. Em decorrência de tal fato, alguns lugares são mais iluminados e recebem mais calor que outros.
O sol é a fonte de luz e calor da Terra, sem os quais não existiria vida no planeta.
Nosso planeta realiza um movimento ao redor de si mesmo, isto é, de seu eixo imaginário, sendo denominado o movimento de rotação da Terra. Para dar uma volta completa ao redor de seu eixo, o planeta Terra demora aproximadamente 24 horas, ou seja, um dia.
O movimento de rotação do planeta se realiza no sentido de oeste para leste. Com o movimento de rotação, cada ponto do planeta fica ora iluminado, ora escuro, assim ocorrendo à sucessão dos dias e das noites. Sem este movimento em nosso planeta teríamos somente dia ou somente noite.
NO CADERNO
Verifique o que você já sabe sobre o nosso Planeta Terra.
a) Como se chama o nosso planeta?
b) Nosso planeta faz um movimento de translação em torno de uma estrela . Que nome damos a essa estrela?
c) Existem outros planetas que também estão em translação ao redor de dessa estrela?
Depois de vermos o Planetário, desenhe o Sistema Solar e seus Planetas.
Desenhe o Planeta Terra.
Na folha de sulfite, desenhe o Sistema Solar e cole os Planetas que fazem parte.
A professora poderá também solicitar,na aula de informática, que seja visitado os sites:
http://www.atividadeseducativas.com.br/ colocar na pesquisa SISTEMA SOLAR – depois ASTROS
http://frickrind.blogspot.com/ um vídeo muito bom!
Esse aqui é apenas uma explicação
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