quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Geometria - Espaço e Forma
Objetivos
Localizar-se no espaço com base em pontos de referência e alguma identificações de posição.
Descrever posição dos objetos no espaço dando informação sobre pontos referência, direção e sentido
Metodologia
Propor aos alunos que registrem em uma folha de sulfite a sua localização na sala de aula. Pedir para não colocar o nome. Recolher e redistribuir de forma que cada aluno escreva o nome dos colegas
Essa atividade terá o auxílio do livro didático Matemática do Cotidiano & suas Conexões – Editora Renovada páginas 88, 89 e 90, o qual explica a matemática e as profissões, dando exemplo do arquiteto e as plantas baixas (explicar que planta baixa é uma representação de casa, apartamento ou edifícios como se fossem visto e “fotografados” bem de cima, como se fosse o mapa de uma casa.
Distribuir jornais/panfletos que tenham o desenho de planta baixa.
Explicar que os desenhos da plante tem que ser menores que as medidas reais.
Pegar a régua e conferir as medidas de cada parte da casa. Quarto, sala, cozinha…etc…
1 m = 100 cm
4 m = 400 cm
Dizemos que a escala do desenho é 1 para 100
Atividade
1) Quantas vezes a medida do desenho é menor que a medida real?
2) Se o comprimento de uma sala é de 6 m no real, quantos centímetros ela vai ter na planta?
Para Casa
Desenhe as plantas da casa de acordo como é pedido:
*Faça os desenhos separadamente
1 quarto ( 3m x 4m)
1 quarto ( 4m x 4m)
1 sala (5m x 4m)
1 cozinha (3m x 3m)
1 banheiro (2m x 3m)
1 quintal ( 3m x 8m)
1 corredor (1m x 18m)
Avaliação
Levar em conta os objetivos definidos inicialmente. Registrar a participação dos estudantes nas diferentes etapas e nos trabalhos individuais e coletivos.
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