Acesse também...

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Bola na Rede é Gol...

Objetivos

- Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir textos.

- Saber reconhecer, organizar e utilizar nas produções os recursos linguísticos presentes nos textos.
CONTEÚDO: Vocabulário, Coesão textual.

CONTEÚDO ESPECÍFICO: Compreender alguns mecanismos de coesão textual., desenvolver habilidades e estratégias de  leitura

ENCAMINHAMENTO: Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre tipos de bola utilizados em alguns esportes e motivá-los para o tema.

DIALOGANDO:
 
1) Dos esportes que você conhece, em quais deles a bola é utilizada?

2) Todos os esportes que você citou utilizam o mesmo tipo de bola?

3) Comente a diferença de tamanho, material, peso e modelo das bolas utilizadas nos diferentes esportes que você conhece.

4) Você sabia que a bola de futebol era bem diferente tempos atrás?
 
LENDO:

Com os colegas, leia o seguinte poema, do escritor Ricardo Silvestrin:

A INVENÇÃO DO FUTEBOL

Antes, muito antes
do futebol,
inventaram a bola.
Podia ser
uma cebola
ou qualquer
coisa que rola.
A diversão era passar a bola
de mão em mão.
Mas sempre tinha
um mão-furada,
quer era motivo
de gozação.
Até que um dia
o mão furada
dos mãos furadas
bolou de devolver
a bola com o pé.
Foi uma surpresa,
uma sensação,
a invenção do primeiro boleiro.
Mais tarde,
os que não abriram mão
de jogar com a mão
viraram goleiros.

SILVESTRIN, Ricardo. É tudo invenção. São Paulo: Ática, 2003.

ESTUDANDO O TEXTO

1) De acordo com o texto, responda:

a) O que foi inventado antes do futebol?

b) Qual era a diversão antes da invenção do futebol?

c) Quem teve a ideia de devolver a bola com o pé?

d) Quem virou goleiro?

2) Em seu caderno, copie o poema, faça o que se pede.

a) localize as seguintes expressões:

- o mão-furada dos mãos-furadas;

- os que não abriram mão de jogar com a mãos;
 
- de mão em mão;

- um mão-furada.

b) Com as cores indicadas na legenda, circule essas expressões  de acordo com o sentido utilizado no texto:

VERMELHO - Quando a bola passa das mãos de uma pessoa para as mãos de outra pessoa e assim por diante.

AZUL - Quando uma pessoa deixa a bola cair.

VERDE -  A pessoa que mais deixa a bola cair.

AMARELO - As pessoas que não deixaram de jogar com as mãos.

AVALIAÇÃO – Observe a participação de cada aluno com base nos seguintes aspectos: faz comentários sobre o texto que leu? Percebe o que torna os textos claros ou bem escritos? Utiliza recursos que auxiliam na escrita? Identifica textos e autores que possam ajudá-lo numa questão específica? Compreendeu as expressões utilizadas no texto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário