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quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Orientações para o trabalho com o 1º ano




1. QUANDO POSSO PEDIR QUE AS CRIANÇAS ESCREVAM?
Sempre. Deve-se analisar os níveis da escrita.

2. COMO FAÇO TODOS AVANÇAREM SE OS NÍVEIS DE CONHECIMENTO SÃO MUITO DIFERENTES?
Organizar os alunos em grupos e duplas que estejam em fase de alfabetização próximas.
O nome da criança e dos colegas é o ponto de partida.

3. FAZ SENTIDO OFERECER TEXTOS A ESTUDANTES NÃO ALFABETIZADOS?
Sim. Podem ser selecionados textos de acordo com o nível da criança, por ex., canções, poesias, parlendas, contar histórias com textos não-verbais.

4. COMO SELECIONAR E USAR OS TEXTOS EM SALA DE AULA?
Apresentar diversos gêneros (folhetos, embalagens, contos e manuais), mas aprofundar-se em um ou dois.Ex.: narrativas.
Analisar a experiência com a escrita que o aluno já teve, se freqüentou a Ed. Infantil.
Após analisar o nível da turma, trabalhar com textos de fácil compreensão.

5. A ESCOLA OFERECE VÁRIAS PRÁTICAS SOCIAIS DE ESCRITA?
A sala de aula deve ter um ambiente alfabetizador e o professor deve considerar o pouco acesso à cultura escrita que os alunos têm.

6. PRECISO ENSINAR OS NOMES DAS LETRAS?
O professor deve explorar sempre o alfabeto em suas aulas, explicando o som e o nome de cada letra.

7. AO FIM DO 1º ANO, TODOS OS ALUNOS DEVEM ESTAR ALFABETIZADOS?
Analisar :
Crianças que são expostas a textos e leituras variadas = reflexão sobre a língua e produção de textos.
Crianças que não têm contato com textos e não convivem com leitores = necessitam de mais tempo para aprender a ler e escrever.

A CRIANÇA LÊ PELOS OLHOS DO PROFESSOR PORQUE "AINDA" NÃO PODE FAZER ISSO SOZINHA.

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