Acesse também...

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Fases da Lua


CONTEÚDO – FASES DA LUA

OBJETIVO - Após a aula os alunos terão noção das proporções de tamanho e distância que compõem o sistema formado pelo Sol, a Terra e a Lua.

ENCAMINHAMENTO -

Entreguei uma cópia da música – LINDO BALÃO AZUL para cada aluno
Lindo Balão Azul
Composição : Guilherme Arantes

Eu vivo sempre
No mundo da lua
Porque sou um cientista
O meu papo é futurista
É lunático…

Eu vivo sempre
No mundo da lua
Tenho alma de artista
Sou um gênio sonhador
E romântico…

Eu vivo sempre
No mundo da lua
Porque sou aventureiro
Desde o meu primeiro passo
Pro infinito…

Eu vivo sempre
No mundo da lua
Porque sou inteligente
Se você quer vir com a gente
Venha que será um barato…

Pegar carona
Nessa cauda de comêta
Ver a Via Láctea
Estrada tão bonita
Brincar de esconde-esconde
Numa nebulosa
Voltar prá casa
Nosso lindo balão azul…(3x)

Interpretar a letra, relacionando com o UNIVERSO.

No Caderno:

A lua, o satélite natural da Terra, aparenta ser maior que os outros astros porque está bem perto de nós. Na realidade, ela é 50 vezes menor que a Terra.

A lua não tem luz própria. A luz que vemos refletida na superfície lunar é a que vem do Sol.

A lua gira em torno da Terra e, dependendo de sua posição no espaço, podemos vê-la de várias formas. Chamamos essas formas de fases, e cada fase demora aproximadamente 7 dias.

AS FASES DA LUA SÃO:

LUA NOVA - A lua fica pouco visível

QUARTO CRESCENTE – Cada dia que passa, aumenta a parte iluminada voltada para a Terra.

LUA CHEIA – A lua aparece como uma bola iluminada, pois toda a parte iluminada está voltada para a Terra.

QUARTO MINGUANTE – Conforme a lua gira em redor da Terra, a parte iluminada voltada para nós vai diminuindo.

Contar uma história – falar que é apenas uma MERA brincadeira com as fases da Lua - Era uma vez uma moça NOVA, logo ela se casou e sua barriga começou a CRESCER, então ela ficou bem CHEIA, depois de nove meses ela MINGOU - Depois dessa “historinha” eles não esquecem mais a ordem e as fases da LUA




Nenhum comentário:

Postar um comentário