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quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Provinha Brasil - 2º ano do Ensino Fundamental

PROVINHA BRASIL - 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Provinha Brasil avaliará conhecimentos em Matemática pela primeira vez




A partir do mês de agosto, todas as escolas públicas do País poderão aferir os conhecimentos em matemática das crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental, por meio da Provinha Brasil. A avaliação, que anteriormente tinha foco em língua portuguesa, foi expandida e permitirá um diagnóstico mais preciso na fase de alfabetização. Neste ano será realizada apenas uma edição do exame na área de matemática. Já em 2012, a sistemática de aplicações será exatamente igual à da Provinha Brasil de Leitura: duas aplicações por ano, uma no início e outra no fim do ano letivo.
Os kits para a primeira aplicação da prova de Leitura em 2011 serão enviados no decorrer do mês de março para as redes estaduais e municipais de educação. Coordenados pelo Inep, os itens da Provinha Brasil são elaborados por centros de formação em alfabetização, com ênfase em leitura e matemática, de universidades públicas parceiras do Instituto. A distribuição da prova é feita pelo Ministério da Educação (MEC). A aplicação é voluntária e deve ser organizada pelas redes estaduais e municipais de educação, assim como a correção das provas e utilização dos resultados.
A partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização, aumentando as chances de que todas as crianças obtenham êxito até os oito anos de idade, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

Matriz de Referência para Avaliação da Alfabetização Matemática Inicial




1º EIXO Números e Operações Competências Descritores/Habilidades Operacionalização (descrição de algumas formas de avaliar as habilidades)


COMPETÊNCIA1 - Mobilizar idéias, conceitos e estruturas relacionadas à construção do significado dos números e suas representações.

D1.1 – Associar a contagem de coleções de objetos à representação numérica das suas respectivas quantidades.

 Contar agrupamentos de até 9 objetos dispostos:
 de forma organizada;
 de forma desorganizada;
 agrupados de 2 em 2, de 3 em 3 e de 4 em 4.
 Contar agrupamentos de até 20 objetos dispostos:
 de forma organizada;
 de forma desorganizada;
 agrupados de 2 em 2, de 3 em 3 e de 4 em 4.

Observação:

- representação da quantidade (número) pode estar no enunciado ou nas alternativas.

D1.2 – Associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica

 Escolher entre as alternativas aquela que possui a representação do número lido pelo aplicador.

Observação:

- apenas números de 10 a 99 em algarismos indo-arábicos.
- o aplicador não deve ler as alternativas, só o comando.

D1.3 – Comparar ou ordenar quantidades pela contagem para identificar igualdade ou desigualdade numérica.

 Comparar quantidades de:
 objetos organizados;
 objetos apresentados desordenadamente.

D1.4 – Comparar ou ordenar números naturais.

 Escolher entre alternativas apresentadas aquela que:
 completa uma sequência de quantidades crescentes.
 completa uma sequência de quantidades decrescentes.
 corresponde a uma ordenação crescente de quantidades.
 Resolver problemas simples de comparação numérica.


Observação:

- números até 20 ou dezenas até 90.


2º EIXO Geometria Competências Descritores/Habilidades Operacionalização (descrição de algumas formas de avaliar as habilidades)
COMPETÊNCIA 4– Reconhecer as representações de figuras geométricas.

D4.1 – Identificar figuras geométricas planas.

 Associar as seguintes figuras planas com seus respectivos nomes: triângulos, quadrados, retângulos e círculos em um conjunto de figuras planas.
 Relacionar representações planas de objetos tridimensionais a figuras geométricas planas.

Observação:


- no suporte pode ser utilizada qualquer figura plana (ex. trapézio, pentágono, etc).
- evitar usar quadrados , retângulos e losangos num mesmo item.

D4.2 – Reconhecer as representações de figuras geométricas espaciais.

 Associar objetos do mundo físico a representações de alguns sólidos geométricos simples: cubo, paralelepípedo, esfera, cilindro, cone, pirâmide. (exemplo: caixa com paralelepípedo, casquinha de sorvete com cone)

Observação:

- evitar usar cubos e paralelepípedos num mesmo item.


3º EIXO Grandezas e Medidas Competências Descritores/Habilidades Operacionalização
(descrição de algumas formas de avaliar as habilidades)

COMPETÊNCIA 5 – Identificar, comparar, relacionar e ordenar grandezas.

D5.1 – Comparar e ordenar comprimentos.

 Situações envolvendo desenhos de objetos ou personagens para estabelecer comparativamente: o maior, o menor, igual, o mais alto, o mais baixo, o mais comprido o mais curto, o mais grosso, o mais fino, o mais estreito, o mais largo.

D5.2 – Identificar e relacionar cédulas e moedas.

 Identificar cédulas e moeda do sistema monetário brasileiro.
 Identificar trocas e diferentes formas para representar um mesmo valor.
 Dada uma cédula ou moeda, reconhecer agrupamentos de outras cédulas ou moedas, de valores iguais, correspondentes ao mesmo valor.
 Dado um valor qualquer representado por cédulas e ou moedas, identificar outra forma de obter o mesmo valor.

D5.3 - Identificar, comparar, relacionar e ordenar tempo em diferentes sistemas de medida.


 Situações envolvendo sequências de eventos; intervalos de tempo, diferentes medidas de tempo (hora, dia, semana, mês, ano); diferentes instrumentos de medida de tempo (relógios analógicos e digitais, calendário).
 apresentar situações de rotina escolar e de vida comparando com os períodos do dia, do mês e do ano;
 ordenar sequência de eventos cotidianos apresentados por meio de ilustração;
 reconhecer horas cheias ou com fração de 30 minutos em relógio digital e em relógio analógico;
 relacionar horários apresentados em relógios digital e analógico;
 identificar instrumentos de medida de tempo;


4º EIXO Tratamento da Informação Competências Descritores/Habilidades Operacionalização (descrição de algumas formas de avaliar as habilidades)
COMPETÊNCIA 6 – Ler e interpretar dados em gráficos, tabelas e textos.

D6.1 – Identificar informações apresentadas em tabelas.

 Identificar informação em listas ou tabelas de uma entrada, com mais do que duas categorias.
 Identificar informação que exijam dois níveis de localização, como tabelas de dupla entrada.

Observação


- Dar preferência a tabelas que tenham com o suporte figuras evitando a leitura da tabela pelo aplicador


D6.2 – Identificar informações apresentadas em gráficos de colunas.

 Reconhecer no gráfico qual a maior/menor frequência.
 Dada uma frequência, localizar a informação correspondente no gráfico e vice-versa.


D6.3 – Identificar informações relacionadas a Matemática apresentadas em diferentes portadores textuais.

 Localizar informações em listas, convites, cartazes, receitas, etc.
 Situações envolvendo consulta simples a informações tais como: preço de objetos; horário e data de algum evento, endereço.


Observação

- Utilizar textos curtos com poucos dados do tipo solicitado.


Mais informações sobre a Provinha Brasil vc pode ter em:


http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/provinha-brasil-515189.shtml

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