Acesse também...

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

História de Araguari

NOSSA BANDEIRA


NOSSO MAPA


FUNDAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ARAGUARI

A região onde situa-se o município de Araguari enquadra naturalmente na história do Triângulo Mineiro. Era povoada de índios bravios e foi desbravada pela primeira vez por Bartolomeu Bueno da Silva, bandeirante, apelidado de Anhanguera que seguia para o misterioso e desafiador sertão de Goiás, em busca de ouro.
Os índios Caiapós eram os senhores desse sertão e reagiram com sangrentas lutas contra os brancos invasores.
No princípio do século XIX, o Comissário de Sesmarias, na região do Triângulo Mineiro, Antônio Resende da Costa, conhecido como Major do Córrego Fundo, depois de demarcar as Sesmarias dos Serrotes (hoje Fundão) e Pedra Preta (hoje Cunhas) e outras, tomou posse do terreno de sobra entre essas Sesmarias, transferindo-o para a Igreja, mediante tétulo de doação como Patrimônio da Freguesia que estabeleceu sob a invocação do Senhor Bom Jesus da Cana Verde e Brejo Alegre.
Em torno da capela do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, os fazendeiros fundaram o povoado que se chamou Arraial da Ventania. Nessa ocasião o arraial pertencia a Bagagem, hoje Estrela do Sul. Foi o primeiro passo para a construção do povoado.
Logo, esse povoado passou a vila e recebeu o nome de Brejo Alegre. As festas religiosas e tradicionais da Igreja foram acontecendo a atraindo romeiros das fazendas próximas. Vinham em caravanas, carros de boi, enchendo o largo da Matriz de gente.
O desenvolvimento urbano de Brejo Alegre foi lento. As primeiras ruas surgiram da iniciativa particulas, os ranchos cobertos com folhas de babaçu, sendo substituídos por casas de pau-a-pique, com telhas coloniais e só depois de alvenaria (tijolos).
Apareceram os primeiros estabelecimentos comerciais, onde vendiam-se de tudo. Vieram as escolas...
A emancipação torna-se cada vez mais vontade geral. Em 1887, a Câmara Municipal enviou ofício à Assembleia Provincial pedindo a elevação de vila à categoria de cidade. O ofício não foi suficiente, surgiu uma verdadeira batalha parlamentar, em que Padre Lafayette de Godói se destaca. No idealismo de seus 28 anos, nunca teria pensado que um projeto de elevação de uma vila à categoria de cidade estourasse no plenário da casa legislativa (a Câmara Municipal Brejo Alagre foi fundada em 1881). E assim nasceu o projeto de categoria de cidade com o nome de Araguari.
Araguari, segundo se afirmam, deve-se a existência, na localidade, de grande quantidade de periquitos chamados "araguaris".

PRIMEIRAS FAMÍLIAS

Senhor Antônio Resende Costa, fundador de araguari, no ano de 1800, era fazendeiro. Entre as primeiras famílias encontramos Araújo, Peixoto, Vieira, Carrijo, Rodrigues da Cunha, Resende Costa, Rodrigues Alves, Ferreira Alves, Cardoso, Goulart.

PESSOAS LIGADAS À HISTÓRIA DE ARAGUARI

Antônio Resende Costa - fundador;
Padre Lafayette de Godoy - lutou para elevação da vila à categoria de cidade e deu-lhe o nome de Araguari;
José Rodrigues da Cunha - 1º prefeiro;
Tertuliano Goulart - fundou o 1º jornal;
Madre Blandina - fundadora do Colégio Sagrado Coração de Jesus;
Marciano Santos - como prefeito, construiu pontes sobre o córrego que corta a cidade;
Osvaldo Pieruccetti - abastecimento de água, construção de reservatório no Bairro Fátima.

LUGARES ANTIGOS NO NOSSO MUNICÍPIO

A partir de 1896, com a inauguração da Estrada de Ferro Mogiana (grande marco para que nossa cidade desenvolvesse)e, posteriormente, a Estrada de Ferro Goiás (1910).

E OS ANOS PASSARAM

Nesses anos de emancipação política, Araguari tem se transformado ano a ano. As mudanças se operam em todos os sentidos. fisicamente, nossa terra ganhou corpo de cidade desenvolvida, com ruas traçadas e asfaltadas, rede de água, luz, esgoto, prédios de moderna arquitetura, praças que dão um colorido todo especial à paisagem, fazem de Araguari a Cidade Surpresa.
Com o tempo a cidade cresceu, muita gente importante aqui viveu e morreu, fazendo a história de nossa cidade.
Energia elétrica, inauguração em 1910. atualmente é tirada da Usina Hidrelétrica de Emborcação, construída no rio Paranaíba, sob a responsabilidade da CEMIG (Centrais Elétricas de Minas Gerais), iluminando, funcionando indústrias: a energia elétrica impulsiona o progresso.
Aágua de Araguari é tirada de lençóis d'água, através de poços artesianos espalhados na cidade. Esse serviço público é de responsabilidade da SAE - Superintendência de Água e Esgoto.
E assim, ao longo dos anos, Araguari vem se firmando pelo espírito de luta e ideal de seu povo.

ALGUMAS FOTOS PARA VOCÊ CONHECER E RECORDAR...

ONTEM  E HOJE





















PARABÉNS, ARAGUARI PELOS 123 ANOS!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário